A implantodontia conteporânea está bem diferente de antigamente, e beneficiada pelos constantes avanços tecnológicos, hoje é indispensável no planejamento odontológico. Embora o objetivo de reabilitar o paciente desdentado seja o mesmo a 40 anos atrás, o aprimoramento técnico científico nos permite alcança-lo com maior praticidade , rapidez e principalmente, com maior eficiência e estética, resultando em tratamentos satisfatórios.
Implantes Dentários
O implante dentário oferece uma solução permanente aos dentes perdidos. O sistema consiste em um pequeno componente de titânio cirurgicamente colocado no osso da maxila ou mandíbula que substitui a raiz do dente perdido e serve de base para a nova coroa protética.
A respeito da biocompatibilidade, as propriedades do titânio formam uma forte união entre o dente e o osso em alguns meses ou semanas, o que chamamos de osseointegração.
As reabilitações com implantes são muitas, desde uma simples ausência, até uma reabilitação total (boca toda).
Atualmente a reposição com implante é o que se tem de mais próximo ao dente natural em termos de aparência, sensibilidade e função, como fala e mastigação.
O implante possibilita melhora na fala e na auto-estima. Se os dentes não forem substituídos ocorre perda óssea que irá afetar o contorno facial e a aparênci. A terapia com implantes minimiza a perda óssea e ajuda a prevenir esse processo. Esse procedimento, diferente das reabilitações tradicionais (sem implantes), não envolve desgaste dos dentes vizinhos preservando a saúde dos dentes adjacentes saudáveis.
Reabilitação unitária
Prótese múltipla sobre implantes (ponte fixa)