A prótese dentária é um campo da odontologia que recupera a estrutura dentária e substitui dentes perdidos restaurando a função e a estética. Entre os serviços de prótese estão incluídos: inlays, onlays (blocos), facetas, coroas totais, pontes fixas, próteses totais, próteses parciais e próteses sobre implante.
Coroa total: Pode ser usada para: proteger um dente fragilizado após tratamento endodôntico, restaurar função de um dente destruído, ou por motivos estéticos. Não são removíveis e podem ser de diferentes materiais (metalocerâmicas, resinas, cerâmica pura e metálica). A seleção final do material é determinada por alguns fatores como a necessidade clínica, a expectativa estética, a durabilidade do material e considerações de custo.
Ponte fixa: Múltiplas unidades de coroas juntas. É indicada em casos onde é necessária a reposição de dentes ausentes. Não são removíveis e podem ser dos mesmos materiais que a coroa unitária.
Próteses sobre implantes
São próteses fixadas sobre os implantes osseointegráveis, que podem ser cimentadas ou parafusadas, unitária, múltiplas ou dentaduras sobre implantes. Com indicações e características individualizadas.
Overdentures
São as próteses mais econômicas dentro da implantodontia. Comportam-se como dentaduras, porém com grande poder de mastigação e segurança, mesmo sendo é uma prótese móvel. Elas fazem uma retenção sobre os implantes, através de um dispositivo de retenção semelhante a um colchete que a mantém estável, garantindo a segurança do paciente ao falar e mastigar, sem pressionar muito a gengiva.