DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Esse termo se refere às anormalidades que atingem os músculos da mastigação e/ou as articulações Temporomandibulares (ATM). As ATM são as articulações entre a mandíbula e o crânio na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo.
Sintomas mais comuns
– Dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca;
– Dores na face, ouvido e região cervical;
– Cansaço nos músculos da face;
– Certos tipos de dor de cabeça.
Causas
– Não existe uma causa específica, mas existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma local, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, etc, e até predisposição genética para dores crônic
as, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno, porém pode agravar o problema.
Tratamento
Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos nos quais há alterações específicas nas ATMs, o procedimento cirúrgico pode ser indicado. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresenta envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.